Case Atlético Paranaense

O Clube Atlético Paranaense é um clube de futebol da cidade de Curitiba. Fundado em 1924, o clube disputa atualmente a primeira divisão do campeonato brasileiro. Com mais de 20 mil sócios, o CAP é um dos maiores clubes de futebol da região sul do país e presença marcante no cenário nacional.

Em 2008 a gerência de TI do Atlético Paranaense contatou a Qualityware, que começou um processo de revitalização e modernização de seus sistemas. Foi instalado um Datacenter, que inclusive continha o backup site em seu Centro de Treinamentos, além da criação de um sistema de segurança e monitoramento por NOC.

A equipe Qualityware atualizou o sistema operacional que respondia pelas funções relacionadas ao domínio de usuários. Depois de ter confiado ao longo de vários anos sua plataforma de controle de domínios ao servidor de arquivos LINUX, o caminho natural foi adotar o Microsoft Windows Server 2003 com Active Directory (AD), serviço integrante do sistema operacional, responsável pela administração das informações dos usuários e dos respectivos níveis de segurança e permissão de uso dos recursos da rede. O Windows Server 2003 foi instalado e, além de administrar os domínios, passou a oferecer melhores funcionalidades para gerenciamento de políticas de grupo e manipulação de arquivos.

Ter um domínio único para todos os usuários, independentemente de sua localização, mostrou-se um enorme benefício que o Active Directory no Windows Server 2003 trouxe para o CAP, uma vez que anteriormente era necessário se ter um domínio separado para cada localidade, o que exigia muitas vezes trabalho adicional por parte do administrador caso um profissional se deslocasse, por exemplo, da Arena para o CT. Além de maior praticidade foram agregados também maior segurança e melhor administração para o ambiente de TI do clube.

Produtos: Montagem de Datacenter, Ambiente com MS e Linux, Backup site, 10 Servidores, Operação Assistida.