As vendas mundiais de servidores aumentaram 2,1%, em 2013, enquanto o faturamento do mercado declinou 4,5%, apontam informações da companhia de pesquisa e consultoria em tecnologia Gartner, Inc. De acordo com o vice-presidente de pesquisa, Philip Dawson, o ano passado apresentou algumas diferenças em vários segmentos do mercado de servidores, o que tem gerado crescimento em implantações de TI para suporte a serviços web. Enquanto isso, a infraestrutura para as empresas permaneceu relativamente limitada.

No quarto trimestre de 2013, as regiões com as maiores taxas de crescimento, em termos de vendas unitárias, foram Ásia/Pacífico (16,3%), Japão (7,5%) e América do Norte (relativamente estável com 0,01%). Todas as regiões tiveram queda no faturamento dos fornecedores, exceto na Ásia/Pacífico, onde houve aumento anual de 0,6%.Dos cinco principais fornecedores globais, apenas a HP e a Cisco tiveram crescimento no quarto trimestre. A IBM teve o maior declínio, com uma diminuição de 28,9%.

A HP liderou o mercado mundial, em termos de faturamento, no quarto trimestre de 2013. A empresa encerrou o ano com receita de US$ 3,8 bilhões para este período, com uma participação total mundial de 28,1%. Este número é 6% superior, se comparado ao mesmo trimestre de 2012. A companhia também permaneceu como líder mundial no mesmo período de 2013, com um crescimento anual de 8,7%. Dos cinco maiores fornecedores mundiais, todos, menos a Dell e a IBM, tiveram crescimento neste período. A Huawei demonstrou o crescimento anual mais forte, de 187,9%.

Os resultados para o quarto trimestre foram concentrados na demanda por servidores x86, que aumentaram 3,8% em vendas e 4,3% em faturamento.