É inegável o grande avanço que a tecnologia sofreu nos últimos anos. Lembrar-se da tecnologia VHS, das televisões tubo e dos computadores pessoais e celulares do inicio da década de 90 desperta até certa nostalgia em quem conviveu com estes aparelhos na época. Mas o que esperar da tecnologia nos próximos anos?

Munidos desta pergunta, a equipe da Emerson Network Power entrevistou cerca de 800 gestores da área de TI ao redor do mundo para tentarem prospectar como serão os Data Centers daqui há 10 anos.

Os resultados apontam um grande crescimento na utilização de energias renováveis para a alimentação dos Data Centers do futuro. Segundo os entrevistados, cerca de 25% da energia utilizada pelos Data Centers de 2025 será proveniente de energia solar, número muito superior ao atual, que gira em torno de apenas 1%.

Outro dado interessante é a grande aposta na tecnologia de nuvem. Cerca de três quartos dos gestores de TI entrevistados acreditam que daqui há 10 cerca de 60% da capacidade de computação serão baseadas em nuvem. Além disso, 58% acreditam na inevitável diminuição de espaço físico necessário para a construção e instalação de um Data Center.

E você, o que espera para 2025?