por André Santini Filho*

Dizia o ditado: “o que não se mede não se controla”. Pode parecer estranho ou até obvio, mas atualmente o controle de atividades como por exemplo, saúde financeira de uma empresa ou família, o dia a dia dos filhos, entre outros, tem se tornado cada vez mais comum na vida dos brasileiros.

Com a Tecnologia da Informação não é diferente. Com a crescente dos dispositivos móveis, notebooks, tablets, grande parte dos funcionários tem trabalhado também fora do ambiente de costume, acessando informações de diversas partes do mundo. Para tanto, é necessário que toda a infraestrutura de redes, Data Center, Softwares, além de ERP´s, CRM´s, estejam trabalhando em alta disponibilidade, ou seja, sete dias por semana, 24 horas por dia. Mas a pergunta que fica é: como garantir alta disponibilidade em todos os momentos? Como garantir que a empresa não será afetada em paradas não programadas? E até mesmo garantir que todos os colaboradores tenham acesso às informações que lhe competem sem gerar ônus ao usuário? Além de uma infraestrutura de qualidade, bem projetada, é necessário um monitoramento de tudo o que acontece na TI da empresa. E quem realiza isso é o NOC.

NOC ou networking operation center (Centro de Operações de Rede, em tradução livre) é um local onde a equipe de TI pode analisar em tempo real as possíveis anomalias e problemas, além de administrar, controlar e monitorar todas as redes que estão sendo observadas e acompanhadas. Ou seja, o NOC monitora tudo o que engloba a TI dentro da organização, como serviços, servidores, roteadores, ar condicionado de precisão, links de dados, cloud, além de processos de backup, operação de data center e afins.

Então, porque ter um NOC? Além de monitorar a disponibilidade da infraestrutura de TI de sua empresa, o monitoramento pode prever falhas e acionar o service desk ou a gerência responsável, indicando qual é a falha, o local aonde ela se encontra e qual os riscos que ela trás com maior antecedência. Outros dois pontos importantes são que o monitoramento é constante com operações que variam entre 8×5 ou 24x7x365, além da possibilidade de terceirizar, contratando uma empresa responsável pelo gerenciamento e acionamento em caso de falhas.

A Qualityware tem grande experiência em NOC. Somos responsáveis pelo monitoramento da infraestrutura de grandes empresas como Grupo Positivo e Leão Alimentos e Bebidas. O índice de disponibilidade do NOC da QW gira em torno de 97 á 98,5%, garantindo segurança e confiabilidade em nosso monitoramento.

*André Santini Filho é formado em Comunicação Institucional pela UTFPR.