Por André Santini Filho

De tempos em tempos as organizações passam por processos de restruturação visando um folego maior para os tempos de crise. A área de Tecnologia da Informação sempre acompanhou estas mudanças e era um alvo frequente para cortes de gastos e capital humano. Porém nos últimos anos, as organizações perceberam que a TI pode ser um aliado importante para alcançar maiores resultados e dar todo o suporte e informações para um crescimento constante e preciso.

Entretanto a TI e seus gestores tem cada vez mais sobre seus ombros pressões para alcançar melhores resultados e ter redução de custos a todo instante, principalmente quando se fala em infraestrutura. Uma infinidade de relatórios e gráficos que comprovem um ganho de produtividade ao menor preço possível.  Porém, em um setor onde parte dos benefícios é intangível, como mostrar para os CEO´s e CFO´s o impacto que a Tecnologia da Informação traz para a organização, e que investir em infraestrutura é positivo e benéfico?

A palavra chave para isso é: Planejamento.

Neste momento nos vem a pergunta: Como planejar e ter controle sobre os custos de infraestrutura em TI? Existem diversas formas, mas hoje quero falar de uma em especifico.

E se todo o calculo da capacidade de infraestrutura fosse feito por um aplicativo? E se o resultado te desse quanto tempo você tem de espaço em disco, memórias, servidores virtuais e tudo mais? E se todas essas informações estivessem na palma de sua mão através de um smartphone? Pois bem, isso é possível graças ao Perfman 2020 da ASG.

A solução ASG-Perfman 2020 traz uma analise sofisticada, fornecendo uma visão end-to-end de toda a infraestrutura de TI. Essa visibilidade permite minimizar os riscos e maximizar o planejamento de ações futuras. Ou seja, no budget do próximo ano, o Perfman pode dizer exatamente o que você precisa na área de infraestrutura para suportar as aplicações criticas virtuais e físicas de negócios, sem risco para o hoje e o amanhã. Outro beneficio do planejamento é o ambiental. Ao planejar a capacidade de seu parque de TI, você poderá saber a hora certa de trocar algum servidor, switch, storage e outros e reduzir requisitos de energia e refrigeração, bem como espaço físico.