NOC

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NOC – Network Operation Center

O que é um NOC, para que serve um NOC?

Por definição é um local onde se centraliza a gerência de uma rede de comunicação, seja ela pública ou privada. A partir desse centro e de programas de computador que monitoram a rede os operadores podem saber, em tempo real, a situação de cada “ativo” dentro da rede. Os ativos nada mais são que computadores, roteadores, gateways, centrais telefônicas e ERB’s, dentre outros. Este serviço normalmente é utilizado em grandes empresas, mas a tendência é que as pequenas e médias empresas também adotem este serviço, visto que com a implantação do NOC o downtime (tempo de indisponibilidade) é reduzido quase a zero.

Como funciona no mas no dia a dia?

No cliente é instalado um servidor que captura as informações vindas de:

  • Servidores
  • Impressoras de Rede
  • Switchs
  • Roteadores
  • AP’s Wireless
  • Ar-Condicionado
  • Centrais Telefônicas
  • Outros dispositivos com SNMP

Que tipo de informação é possí­vel capturar?

Paradas de equipamentos, utilização de processador, utilização de memória, utilização de disco, impressoras com atolamento, tempo de bateria dos no-breaks, temperatura de salas, serviços de ERP, MAIL e etc, LINKS congestionados, LINKS parados e muito mais.

Toda essa informação vem para as telas do NOC da QualityWare sediado em Curitiba por link privado ou internet. E cada indicador pode gerar 3 estados:

Sistema paralisado: Operador do NOC aciona N3 ou empresa externa.
Sistema operando com algum atraso/problema: Operador do NOC executa script para retornar a normalidade:
– Se SIM: registrada a ocorrência
– Se NÃO: acionar N3 ou empresa externa
Sistema operando normalmente: Nenhuma ação é necessária.

Todas as ações possuem sla negociado cliente a cliente.

Vantagens:

  • Maior facilidade para aferição de SLA’s;
  • Consolidação de contratos/empresas que atendem os ambientes, visando maior agilidade no atendimento e economia;
  • Padronização de procedimentos para administração do ambiente de TI;
  • Ampliação do envolvimento as equipes permitindo a melhoria na execução dos serviços;
  • Administração centralizada do ambiente de TI;
  • Maior foco da equipe interna para a condução de projetos;
  • Atendimentos 24X7;
  • Facilidade de ampliação da equipe para atendimento de demandas sazonais ou projetos, sem comprometimento da equipe interna;
  • Maior controle dos gastos com a operação do ambiente de TI;

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